sábado, 17 de março de 2007

Dez Princípios Para Ser Bem-sucedido

01 - Creia que sua vida cumpre um propósito divino na terra. Você é influenciado pelos genes que herdou de seus pais e é bastante "circunstancializado" pelo meio no qual vive. Entretanto, mais forte que as determinações genéticas e os condicionamentos do meio social, é o seu chamado para ser.

Você foi criado como um sacerdote neste universo de Deus. Por isso, você existe e sabe que existe. Encha sua consciência com este significado. Quando você assumir sua vocação para ser, as outras pessoas vão "encontrar você".

02 - Creia que seu dia ganha força e energia espiritual quando você ora. Portanto, ore sempre. Mesmo nos seus afazeres. Sempre que uma notícia ou informação lhe chegar, entregue-a a Deus. Ofereça a Deus as potenciais e as possibilidades que cada fato, percepção ou impressão lhe trazem ao coração. Além disso, para um pouco todos os dias, ainda que seja só um pouco, e ore.

Dê graças por tudo e abrace o Senhor no seu coração. Quando orar, peça coisas específicas, mas não esqueça de sempre terminar de modo submisso e geral, dizendo: "Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céu". Afinal, você não sabe se o que quer é o melhor. Mas o Senhor sabe!

03 - Creia que a maior inteligência que Deus lhe deu não é a intelectual nem a emocional, mas, sim, a inteligência. "O coração tem razão que a própria razão desconhece." Usar a cabeça (inteligência intelectual) e saber se relacionar com o próximo e as circunstâncias (inteligência emocional) é fundamental. Mas não é essencial. O essencial habita os mistérios do espírito, no mundo do coração.

Portanto, dê atenção aos seus sonhos noturnos e aos seus sentimentos perceptivos. Quando você tiver uma "impressão" não a despreze de cara. Medite. Ore. Discirna. A resposta pode estar no passado. Mas, às vezes, trata-se de uma intuição profética. Pode ser um alerta sobre o futuro. Nesse caso, ore, corrija a rota, e prossiga.

04 - Creia que quando alguém ama a Deus, ao próximo e respeita a vida, então tudo ganha sincronismo e conectividade. Isso é apenas um outra forma de dizer que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". O amor a Deus traz sentido para a sua vida. O amor de Deus transforma o cenário mais absurdo numa conspiração do bem.

05 - Creia que a leitura bíblica feita com os olhos do coração ilumina a alma e os caminhos da terra. Ler a Bíblia é importante. Mas lê-la com os olhos da alma é essencial. Quem lê com intelecto enxerga textos e os compreende.

Quem lê com o coração discerne "caminhos sobremodo excelentes". Faça da leitura bíblica não apenas um meio de fortalecimento espiritual. Leia-a como caminho de descoberta e de insights para a sua visão do mundo, de si mesmo e de Deus.

06 - Creia que uma atitude mental positiva tanto é resultado de uma espiritualidade sadia, como também pavimenta o caminho de todo ser humano bem-sucedido. Eu costumo dizer que mesmo ateus-positivos se dão melhor na vida que ateus-negativos. O mesmo princípio se aplica a cristãos.

07 - Creia que generosidade e dadivosidade são forças espirituais poderosas e que atraem para quem as pratica as melhores oportunidades e possibilidades da vida. Por isso, é tão importante dar dízimos e ofertas.

Escolha causas, projetos e pessoas nos quais você acredita e dê no mínimo 10% dos seus ganhos para essas iniciativas. De fato, fazendo assim, você está abrindo portas invisíveis para você mesmo. E lembre-se: faça isso com entusiasmo e alegria.

08 - Creia que o que diferencia o fazer do não-fazer é apenas uma decisão seguida de gesto simples. Assim sendo, nunca adie o início de qualquer coisa na qual você acredita se a oportunidade se apresentar, e seu coração responder com paz e fé.

O gesto necessário, tento para se levantar de cama quanto para levantar a cama, é um só, colocar-se de pé. Daí Jesus dizer: "Levanta-te, toma teu leito e anda".

09 - Creia que a melhor composição de imagem exterior e de virtude interior para um cristão é aquela que combina a "simplicidade dos pombos" (imagem exterior) com a "prudência das serpentes" (virtude interior). Sendo assim, seja astuto por dentro e simples por fora. Sempre dá certo e proteje a vida.

10 - Creia que a maior bênção de possuir uma conciência é poder usá-la para auto-examinar-se todos os dias.

Quem se auto-examina resiste melhor às criticas, pois se utiliza delas para diminuir seus próprios equívocos, e se mostra imune a eles quando a consciência o convence de estar fazendo aquilo que é certo.

Auto-exame é o que faz a diferença entre aqueles que vivem para preservar sua imagem e reputação daqueles que vivem para o que é verdadeiro e real.

 

Caio Fábio

quarta-feira, 14 de março de 2007

O PODER DAS MULHERES


As mulheres são os seres mais poderosos da Terra. Sexo frágil? Qual? Na realidade o que se deveria dizer é que sexo é o fraco dos homens, e o forte das mulheres. Como? Ora, desde sempre foi assim. A própria narrativa do Gênesis diz que a mulher foi quem persuadiu o homem a comer do fruto. Sim, a mulher tem poder para fazer o homem comer qualquer fruto.


De fato, tal poder de persuasão decorre dessa força frágil, que geme, que pede, que insinua, que paga com “alegrias”, que põe o homem no caminho do desejo de possuir, sem saber que ele é o possuído; isto quando a mulher é sábia.


Na minha maneira de ver não há nada de errado em possuir tal poder. Afinal, essa persuasão é uma dádiva divina. O problema é que na maioria das vezes esse poder é usado de modo burro e insensato. Sim, porque ao invés de se persuadir para o que bom, para o que concilia e promove a paz, e para tudo aquilo que possa ser sedução da sensatez, essa força é, muitas vezes, apenas usada para manipular e para negociar com o homem, e nos termos distorcidos dos machos.


Assim, esse maravilhoso poder passa a só ser percebido como sedução sexual, e quase nunca como poder para exercer a persuasão da sabedoria. Isto porque é minha convicção que toda mulher que decide usar esse poder para o bem, vem a tornar-se o ser mais desejável e bem-aventurado que pode existir na vida.


Infelizmente, no entanto, as invejas, as vaidades, as competições pequenas, e a mesquinharia, acabam por fazer com tal poder acabe por ser quase sempre apenas sedução para a guerra ou para a manipulação que torna a mulher menos mulher, e mais parecida com o homem.


Na realidade as mulheres parecem ter perdido a ambição da persuasão da sabedoria. De fato, a mulher sábia está fora de moda, e as que ainda existem têm medo de se manifestar, visto que sensatez virou caretice para boa parte das mulheres.


Então, vê-se essa virtude e poder sendo usados para se ‘revolver’ no pior da vida, e não para propor e viver a vida que constrange pela sabedoria.


De fato me alegro imensamente quando encontro uma mulher que é mais confiante na sabedoria do que na sedução, e mais comprometida com o poder do bom senso do que com a capacidade de usar seu poder para coisas pequenas, embora consideradas intocáveis como espertezas femininas.


Todo fruto, mesmo que venenoso, sendo dado por uma mulher, tem o poder de se tornar irresistível. Mas a mulher precisa recuperar a percepção de que sua grande força é ser mulher que persuade para o bem.


Não é à toa que Paulo diz que a mulher é a glória do homem!


“Glória”, antes de ser nome de mulher, deve ser o estado saudável do ser feminino.


Caio


Para a coluna dominical no Jornal A Crítica, de Manaus

segunda-feira, 12 de março de 2007

ECO-EXISTÊNCIA: O APOCALÍPSE DOS BICHOS


Oséias 4
Ouvi a palavra do Senhor...pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.

Sim, na terra só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.

Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem de dor.

Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda; pois é contigo a minha contenda, ó sacerdote.Por isso tu tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto tu, ó sacerdote, rejeitaste o meu conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da Palavra do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Quanto mais eles—sacerdotes e povo—se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram. Por isso, eu mudarei a sua honra em vergonha.

É verdade. Os sacerdotes comem e enriquecem, alimentam-se do pecado do meu povo, que peca por não saber o caminho, enquanto os sacerdotes, no coração, desejam a iniqüidade dele a fim de enriquecerem, pois lhe vendem falsos perdões.Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras.

Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar para o Senhor.

Este texto de Oséias 4 é extraordinário nas revelações que faz.

Nele, tudo está conectado. A natureza é profundamente afetada pelas obras dos homens, e pelos eflúvios de suas formas de espiritualidade, para o bem e para o mal.

Não é possível haver vida humana sem a expressão da liberação das energias espirituais que se carrega.Assim, diz o Senhor, o desamor entre os homens afeta criaturas da terra, do mar, dos rios, e dos ares.

As afirmações de conectividade prosseguem, e dizem que os sacerdotes estão conectados ao povo, e o povo aos seus sacerdotes.

No fim, a denuncia acerca da morte da natureza recai sobre o sacerdócio da inconsciência e da hipocrisia, e que não trabalha em favor da construção de uma Consciência Iluminada pela Palavra de Deus, o que, sem dúvida, tem que reintegrar o homem a Deus, a si mesmo, ao próximo, e à criação.

É a exploração que o sacerdote faz do estilo de vida auto-destrutivo dos indivíduos, aquilo que alimenta o processo, e enriquece os bolsos dos controladores de consciência.

A culpa dos homens faz a Terra gemer!

Os sacerdotes abençoam a maldade que destrói predatoriamente os próprios humanos, mas que também afeta toda a criação.

Quem se diz sacerdote de Deus deve saber que está lidando com toda a criação.

Haveria muitas leituras dessa conectividade entre criaturas, humanos e consciência espiritual. Sobretudo, haveria a também a tentativa de explicar a conexão mediante duas coisas: ou como uma maldição divina, em razão de se estar pecando; ou como um mero fenômeno de reação em cadeia, do ponto de vista de uma mecânica ecológica.

É claro que em qualquer caso as duas coisas estão presentes. A maldição, não como um ato amaldiciador de Deus, mas como a ativação de anti-princípios que sempre desconstruirão a vida. Portanto, a maldição tem vida própria, fenomelogicamente falando.

Já no caso da segunda explicação, a que pode ir do dado sócio-econômico ao ecológico, pelas vias convencionais—mudanças na sociedade humana sem dúvida afetam o meio ambiente—, também é um fato. Afinal, tem-se que admitir a impossibilidade de não se constatar a presença de reações em cadeia, também se nos ativermos apenas a tão mecânica percepção de como as coisas se conectam.

A questão, no entanto, é que as coisas são vivas; e a vida se comunica entre si mesma, nas muitas formas de sua manifestação.

Hoje se sabe acerca de quão vivos são os vegetais, e mesmo as mais básicas formas de vida.

A própria natureza carrega mensagens nos seus muitos e quase infinitos canais de comunicação consigo mesma, e entre as suas populações de entes vivos.

Mas não apenas o que está vivo se comunica. Tudo o que existe fala, se expressa, é afetado e afeta.

“Por toda terra se faz ouvir a Sua voz...”

Tudo afeta tudo, e o Uni-verso, é o que o nome já diz. Uma realidade integrada. E isto vai das grandes massas cósmicas, aos corpos ínfimos, à estrutura da energia, nos porões do átomo.

Ora, essa comunicação é irremediável.

Ela não pode ser evitada. O que existia para o bem no Éden, antes da Queda, acontece para o mal também.

A natureza geme e aguarda do dia da redenção. Nesse dia as árvores aplaudirão.

O nível de conexão entre o homem e a natureza é tão grande—para o bem e para o mal—que Paulo diz que a natureza foi sujeita à vaidade de nossa Queda.

O mesmo intercessor dos humanos, é o intercessor da natureza, o Espírito Santo.

O Salmo 104 nos diz que as estações e todas as manifestações naturais são Pentecostes. É Deus quem envia seu Espírito Santo, e renova toda a face da Terra.

A preocupação em afirmar a espiritualidade de todas as coisas criadas é tão grande, que o Apocalipse fala dos anjos das fontes das águas, e mostra anjos com os pés entre a terra e o mar, sobre o sol, ou tendo a lua sob os pés, ou arrastando constelações.

Todos os juízos divinos na Bíblia não deixam de incluir a caotização da criação em razão da estupidez auto-destrutiva dos humanos.

No fim, os poderes da matéria serão abalados: das imensas massas estelares aos minúsculos entes sub-atômicos, tudo se abalará.

A natureza e o homem compartilham o mesmo destino.

O Cristo ressuscitado ingeriu criação em Seu estado de glorificação: vinho e tilápias atravessaram paredes, e foram com Ele para cima de todo principado e poder.

“Ele comeu e bebeu com eles depois que ressuscitou dentre os mortos...”

Agora, duas perguntas:

Os anjos serão julgados por homens?

Paulo diz que sim, em I Coríntios.

E os homens? Serão julgados por quem?

Ora, a prevalecer o critério usado no julgamento dos anjos, no qual nós, os estúpidos humanos, faremos o juízo deles, pessoalmente, eu creio que se é assim, quem nos julgará será a criação.

Na Bíblia mulas, galos, e até pedras trazem recados para homens entupidos de arrogância.

Seria a suprema ironia: os bichos julgando os homens!

Nada poderia ser um juízo mais final para a nossa presunção.

Caio

15/12/2004